sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Informativo

O texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e referências reais.É dividido em três partes:introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, deve ser feita a apresentação do assunto e estabelecido o propósito da sua realização com uma definição, descrição, ou com outros dados ou questões de interesse. No desenvolvimento, faz-se a explicação do tema, mediante definições, análises, classificações, comparações e contrastes. Na conclusão, resume-se o assunto, focando os pontos mais importantes, e procura-se envolver o receptor numa chamada de atenção para o assunto.



Coréia do Norte religa reator e ameaça guerra

Seul, Coréia do Sul. A crise nuclear da Coréia do Norte avançou para um patamar ainda mais grave ontem, com a notícia de que o regime comunista abandonou de vez os acordos pela desnuclearização e religou o seu principal reator nuclear.

A notícia veio junto a renovadas ameaças contra a vizinha Coréia do Sul, contra quem ameaçou guerra em retaliação por aderir à iniciativa americana contra o tráfico de armas de destruição em massa (PSI, na sigla em inglês).

Em seu recado mais beligerante dentro da crise iniciada pelo teste nuclear da última segunda-feira, a Coréia do Norte alertou que verá como uma declaração de guerra qualquer participação de Seul no exercício naval.

Pyongyang também ameaça lançar um míssil balístico de longo alcance se o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas não pedir desculpas por ter endurecido a fiscalização das sanções, em reação ao disparo de um foguete em abril, que supostamente violou a proibição de teste de mísseis em vigor desde 2006.

Agravando a tensão regional ainda mais, Pyongyang reativou sua usina que produz plutônio para bombas atômica. A usina de Yongbyon, remanescente da era soviética, vinha sendo desmantelada como parte de um acordo multilateral que previa ajuda ao país.

Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, a Coréia do Norte lançou um míssil de curto alcance em sua costa leste.

As tropas da Coréia do Sul próximas às águas fronteiriças com a Coréia do Norte receberam aviso de alerta máximo após as ameaças.

Aliados

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, reiterou ontem o compromisso do seu país com os aliados Japão e Coréia do Sul frente às ameaças norte-coreanas.

Segundo o porta-coz da Casa Branca, Robert Gibbs, a Coréia do Norte não vai conseguir chamar a atenção do mundo com ameaças que nada farão além de reforçar mais ainda seu ´isolamento´.

Segundo sismólogos americanos, o último teste nuclear norte-coreano foi cinco vezes mais potente que o anterior, realizado em 2006.

Os cientistas do observatório Lamont Doherty avaliaram a potência da explosão baseando-se nos dados emitidos por diversas estações sismográficas, entre elas uma relativamente próxima, na China.

Won-Young Kim, da Universidade de Columbia, estimou a potência do teste em 2,2 a 4 quilotons. O teste de 2006 foi de menos de um quiloton. A bomba nuclear lançada pelos EUA em Hiroshima em 1945 foi de cerca de 13 quilotons.

CRONOLOGIA DAS CORÉIAS

27/07/1953 fim da guerra que durou quase três anos. As Coréias são separadas pelo Paralelo 38

13/12/1991 assinado acordo de reconciliação, não-agressão e reconhecimento

17/10/1994 Coréia do Norte aceita congelar seu programa nuclear

04/08/1997 primeira linha telefônica civil entre os dois países

10/01/2003 retirada norte-coreana do Tratado de Não-Proliferação nuclear

07/07/2006 Coréia do Sul suspende diálogo e ajuda alimentar após lançamentos de 7 mísseis norte-coreanos

09/10/2006 Coréia do Norte anuncia seu primeiro teste nuclear

13/02/2007 Coréia do Norte compromete-se a desmantelar instalações nucleares

03/04/2008 Coréia do Norte suspende diálogo com o Sul e fecha sua fronteira

Fonte:diariodonordeste.com.br (28/05/2009)

Um comentário: